Alunos do Colégio Agrícola fazem mutirão de limpeza no Jaboti

junho 14, 2010 | Notícias



Recentemente alunos do terceiro semestre do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas de Apucarana realizaram um trabalho de sensibilização dos frequentadores do Parque Municipal Jaboti. “Na ocasião os estudantes abordaram a necessidade da preservação do meio ambiente” assinala a bióloga e professora Mirna Sandra de Santis idealizadora do projeto.

Com apoio do Núcleo Regional de Educação da direção do colégio do Corpo de Bombeiros Secretaria de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Apucarana e do professor e coordenador do curso técnico Matheus Faleiros foi realizado ainda um mutirão de limpeza. “Uma grande quantidade de garrafas pet (plástico) latas de cervejas e refrigerantes entre outros materiais recicláveis foram recolhidos. O que despertou a necessidade de haver uma maior conscientização por parte dos freqüentadores que infelizmente não têm respeitado e jogado o lixo aonde deveria” conta Mirna.

O local – Aos 26 anos o Parque Municipal Jaboti é um dos principais cartões postais de Apucarana e embora o espaço tenha recebido recentemente obras de revitalização e dezenas de lixeiras grande parte dos freqüentadores insistem em jogar lixo diretamente no lago ou na sua área verde. Para minimizar este impacto negativo a Prefeitura de Apucarana estudantes de escolas públicas e particulares ambientalistas e representantes de diversas entidades da cidade promovem constantes mutirões de limpeza. “Deus nos deu o mundo com tudo que precisamos para viver com qualidade de vida. Nada justifica que o destruamos por isso é importante que cada um de nós assumamos a preservação do ambiente em que vivemos. E esta preservação começa na casa da gente separando o lixo para reciclar usando racionalmente a água não jogando óleo usado no ralo da pia ou na descarga não queimando lixo mato ou entulhos e não poluindo o meio ambiente” destaca o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB).

Investimentos – Além de um mini-complexo esportivo formado por uma Academia ao Ar Livre (ALL) as principais benfeitorias de revitalização que o Parque Jaboti recebeu recentemente foram: construção de quadras de vôlei e futebol de areia reforma de sanitários e quiosques da lanchonete e serviço de pedalinho/caiaques ajardinamento plantio de palmeiras imperiais rosas nova iluminação reforma dos parquinhos infantis tapa-buraco e lama-asfáltica das ruas ao entorno do parque.

Histórico – O parque e lago Jaboti foram inaugurados em 30 de janeiro de 1983. A obra foi executada pela Construtora Malachias Ltda. projeto executivo do engenheiro Vicente Alexandrino de Souza Loiola e engenheiro Wanderlei Roberto Mello. No total o parque possui 2308 mil metros quadrados sendo que a área do lago abrange 150 mil metros quadrados com comprimento de 700 metros e largura média de 200 metros. O volume de água é de cerca de 757 mil metros cúbicos sendo abastecido palas nascentes dos seguintes rios: Ribeirão Barra Nova Córrego Jaboti e Córrego Água da Lagoa. A barragem para formação do lago foi construída junto ao vale do Ribeirão Barra Nova com altura de 23 metros; comprimento da crista de 16 metros; largura da base de 155 metros. O local de vazão da barragem está situado na porção sul do lago. As margens ao entorno do lago possuem área arborizada com pista para caminhantes obras públicas campos esportivos lanchonetes além da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) sendo toda esta área limitada pela Avenida Jaboti.

Comentarios (1)

 

  1. janes moreira do nascimento/ CAE-Campo Mourão disse:

    Parabens pela iniciativa da equipe, e alunos do Colegio Agrícola, por melhorar o meio ambiente

Twitter de Apucarana